Finalizando os prolegômenos(1) sobre o COBIT (vixi que falei bonito,
hein?), mostraremos e explicaremos um pouco, nesta postagem, a visão
geral do modelo, ilustrada abaixo.
A figura mostra que no começo do modelo, acima de qualquer coisa,
estão os objetivos de negócio (caixinha na cor verde). Estes
objetivos requerem informações que devem ser subsidiadas pela TI.
Para que isso aconteça da forma correta e para que a TI esteja
alinhada ao negócio, o COBIT propõe em seu modelo três grandes
áreas de atuação, quais sejam: a operação, onde a informação
será produzida (caixinhas em Vermelho); a mensuração, que verifica
a medição da performance dos processos que irão gerar as
informações necessárias para o negócio (caixinhas azuis) e a área
de controle que verificam se os processos estão sendo executados de
forma correta (caixinhas brancas), lembrando as origens baseadas em
auditoria do modelo.
É importante salientar que a caixinha amarela, onde estão os
objetivos de TI e os processos de TI, fazem parte e são o início
para qualquer uma das três grandes áreas descritas no parágrafo
anterior. Os objetivos de TI derivam dos objetivos de negócio, para
concretizar o famoso alinhamento entre TI e negócio. Por sua vez,
estes objetivos de TI são alcançados por meio de processos de TI
que são quebrados em atividades (área de operação) para obter os
resultados, mas que também devem ser medidos e controlados (áreas
de mensuração e controle) para que seja possível verificar se
estou alcançando os resultados esperados e se estou executando os
processos de forma correta.
Assim, podemos verificar que o COBIT trata os processos de TI como
meios para a TI entregar valor e favorecer o alcance dos objetivos de
negócio da organização. Por isso, este modelo é chamado de
guarda-chuva, uma vez que tem uma visão mais holística da TI (hoje
eu tô arretado mesmo!!!) e não focada em apenas uma especialização,
como por exemplo, infraestrutura ou desenvolvimento de software.
(1) – Para aqueles que ficaram com uma pulga atrás da orelha com o
termo “prolegômenos”, vai aqui uma “explicaçãozinha”
rápida sobre o termo. Prolegômenos significa introdução,
primeiros tópicos ou resenha inicial.
Nas próximas postagens abordaremos os princípios do COBIT e suas
características, vocês não perdem por esperar...
Breno, não seria Finalizando os prolegômenos(1) sobre o COBIT ao invés de ITIL? rs...
ResponderExcluirAbraços
Muito obrigado pela observação, Toi!!!
Excluirpostagem atualizada!!!