sexta-feira, 15 de junho de 2012

COBIT – Introdução – Visão Geral do Modelo


Finalizando os prolegômenos(1) sobre o COBIT (vixi que falei bonito, hein?), mostraremos e explicaremos um pouco, nesta postagem, a visão geral do modelo, ilustrada abaixo.



A figura mostra que no começo do modelo, acima de qualquer coisa, estão os objetivos de negócio (caixinha na cor verde). Estes objetivos requerem informações que devem ser subsidiadas pela TI. Para que isso aconteça da forma correta e para que a TI esteja alinhada ao negócio, o COBIT propõe em seu modelo três grandes áreas de atuação, quais sejam: a operação, onde a informação será produzida (caixinhas em Vermelho); a mensuração, que verifica a medição da performance dos processos que irão gerar as informações necessárias para o negócio (caixinhas azuis) e a área de controle que verificam se os processos estão sendo executados de forma correta (caixinhas brancas), lembrando as origens baseadas em auditoria do modelo.

É importante salientar que a caixinha amarela, onde estão os objetivos de TI e os processos de TI, fazem parte e são o início para qualquer uma das três grandes áreas descritas no parágrafo anterior. Os objetivos de TI derivam dos objetivos de negócio, para concretizar o famoso alinhamento entre TI e negócio. Por sua vez, estes objetivos de TI são alcançados por meio de processos de TI que são quebrados em atividades (área de operação) para obter os resultados, mas que também devem ser medidos e controlados (áreas de mensuração e controle) para que seja possível verificar se estou alcançando os resultados esperados e se estou executando os processos de forma correta.

Assim, podemos verificar que o COBIT trata os processos de TI como meios para a TI entregar valor e favorecer o alcance dos objetivos de negócio da organização. Por isso, este modelo é chamado de guarda-chuva, uma vez que tem uma visão mais holística da TI (hoje eu tô arretado mesmo!!!) e não focada em apenas uma especialização, como por exemplo, infraestrutura ou desenvolvimento de software.

(1) – Para aqueles que ficaram com uma pulga atrás da orelha com o termo “prolegômenos”, vai aqui uma “explicaçãozinha” rápida sobre o termo. Prolegômenos significa introdução, primeiros tópicos ou resenha inicial.

Nas próximas postagens abordaremos os princípios do COBIT e suas características, vocês não perdem por esperar...

2 comentários:

  1. Breno, não seria Finalizando os prolegômenos(1) sobre o COBIT ao invés de ITIL? rs...
    Abraços

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    1. Muito obrigado pela observação, Toi!!!
      postagem atualizada!!!

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