sexta-feira, 22 de junho de 2012

COBIT – Princípios Básicos


Para que possamos entender o modelo do Cobit, precisamos identificar as características gerais que o norteiam, pois são elas que embasam toda a “arquitetura” do mesmo, mas para entendermos de forma consistente essas características, precisaremos entender os Princípios Básicos, pois são eles que as direcionam.

Caros leitores, é bem legal verificar que os caras que pensaram o modelo tiveram um raciocínio simples, mas ao mesmo tempo tão bem encadeado, que permitiu a explosão dos princípios básicos em características e consequentemente em todo o arcabouço de conceitos e definições que este  modelo tem. Fiquem atentos para a genialidade do negócio:

Objetivos de negócios requerem informações: As informações que vão subsidiar as tomadas de decisão do negócio devem atender aos critérios de qualidade (efetividade e eficácia), segurança (disponibilidade, integridade e confidencialidade) e adequação legal (conformidade e confiabilidade).

Informações são produzidas por recursos de TI: Para que as informações sejam produzidas com os critérios descritos no item anterior, é preciso recursos. Mas que recursos? O Cobit considera como recurso, não apenas a infraestrutura, mas também pessoas, dados e aplicações (falaremos mais sobre isso em outras postagens!!!)

Recursos de TI são gerenciados por processos: Os recursos utilizados para produzir as informações devem ser gerenciados por processos, com a definição de responsabilidades e metas.

Processos devem ser controlados: Para garantir que estão sendo feitos de forma correta, os processos devem ser medidos e controlados por meio de indicadores de desempenho e indicadores de resultado.

Perceberam como as ideias são encadeadas, uma dependendo da outra? Isso é simples e genial!! (ninguém sentiu um arrepio, daqueles que só acontecem quando descobrimos algo novo?) Alguns podem dizer, que besteira! Não vi nada de mais... ah não? Então esperem os próximos capítulos e vejam como estes princípios básicos são capazes de se expandirem em conceitos, ferramentas e processos dentro do Cobit!!!

Vocês não perdem por esperar...

Um comentário: