sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

COBIT – Processos – Domínio AI – Parte 1

Como dito na postagem anterior, a partir desta postagem falaremos dos processos do domínio AI (Aquire and Implement – Aquisição e Implementação). Este domínio possui os 7 processos responsáveis pelo relacionamento entre as estratégias definidas e as soluções de TI, verificando a parte de desenvolvimento e/ou aquisição de soluções e o uso dos recursos disponíveis.

Por uma questão didática, veremos nesta postagem os 5 primeiros processos, uma vez que possuem uma relação mais próxima entre si, conforme mostra a figura abaixo. Combinado? Então vamos lá!



AI1 – Identificar soluções – Identificar, com base na estratégia definida e nas decisões financeiras de investimento, as soluções de TI que sejam viáveis e que possuam uma boa relação custo-benefício.

AI2 – Adquirir e manter aplicações – Este processo é responsável por definir um método de desenvolvimento (RUP, MSF, etc) que atenda as necessidades do negócio e que seja baseado no que foi definido no processo anterior, AI1 – Identificar soluções.

AI3 – Adquirir e manter infraestrutura tecnológica – Este processo é responsável por disponibilizar as plataformas apropriadas para as aplicações que irão suportar o negócio, conforme identificado no processo AI1. Em outras palavras, é o processo responsável por adquirir e manter a infraestrutura tecnológica para as aplicações.

AI4 – Habilitar operação e uso – É o processo responsável por fazer toda a transferência de conhecimento em relação a uma determinada solução. É responsável por criar os manuais e os materiais de treinamento capazes de fazer a transferência de conhecimento para as pessoas que irão fazer uso de uma determinada solução de TI.

AI5 – Adquirir recursos de TI – Diferente do processo AI2, este processo diz respeito à contratação de soluções, pessoas, habilidades e consultorias de TI que respondam à estratégia de TI.

Bem pessoal, passados os primeiros processos do domínio AI, finalizaremos este domínio com os dois processos restantes na próxima postagem.

Não percam as cenas dos próximos capítulos...
… Sigam-me os bons!!!

Um comentário: