sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

COBIT – Processos – Domínio AI – Parte 2

Finalizando os processos do domínio AI (Aquire and Implement – Aquisição e Implementação), descreveremos sucintamente os processos AI6 e AI7, completando, assim, a figura abaixo com todos os processos dos domínios estudados até agora pelo nosso blog (PO e AI). 



AI6 – Manage changes – Apesar dos processos do domínio AI estarem mais ligados a frameworks como CMMI e MPS.br, o processo AI6 é análogo ao processo de mudanças do ITIL. Este processo é o responsável por controlar todas as mudanças no que diz respeito ao impacto, ao processo de autorização e implementação das mudanças, buscando minimizar, ao máximo, os erros.

AI7 – Instalar e certificar soluções e mudanças – Assim como no processo anterior, este processo também é análogo a outro processo do ITIL, o famoso gerenciamento de liberação. Este processo é quem de fato realiza as mudanças e testa aplicações e soluções de infraestrutura para que elas sejam adequadas aos propósitos para os quais foram desenhadas. 

A partir da próxima postagem entraremos nos processos do domínio que está mais relacionado a parte operacional da organização, o domínio DS (Delivery and Suport – Entrega e suporte).

Vamos juntos?

Um comentário:

  1. muito bom o seu blog! gostaria de saber se você conhece algum software livre com que eu possa treinar o COBIT em sala de aula com os alunos? Parabéns!

    ResponderExcluir