Galera! Nesta postagem, entraremos na última categoria das Áreas de
Processos do CMMI, a categoria de Suporte. Assim como acontece na categoria
Gerenciamento de Projetos, a categoria Suporte tem seus processos básicos
vinculados ao nível 2 de maturidade, porém em relação às áreas avançadas,
veremos que esta categoria tem processos nos níveis 3 e 5 de maturidade. Como o
próprio nome da categoria sugere, os processos de suporte dão apoio às outras
Áreas de Processos das demais categorias, ajudando-as no alcance de seus
objetivos. Nesta primeira parte, falaremos das Áreas de Processos básicas, ou
seja, as Áreas de Processos que influenciam a organização a obter o nível 2 de
maturidade no CMMI. Preparados? Então vamos lá!
Nível 2 - Gerenciado
- Gerenciamento de
configuração: Importantíssima
Área de Processo que é responsável por definir, manter, controlar e auditar a
identificação e a configuração dos produtos e serviços prestados. Esta Área de
Processo possui as seguintes metas específicas: Estabelecer linhas de base,
Rastrear e controlar mudanças nos itens de configuração e Estabelecer
integridade dos itens de configuração.
- Garantia de qualidade de
processo e produto: Esta
Área de Processo unifica o conceito de controle de qualidade e garantia de
qualidade do RUP. Rapidamente, para quem não tem ideia, o controle de qualidade
trata da qualidade do Produto (fazer o produto correto) enquanto que a garantia
de qualidade trata do processo de criação do produto (fazê-lo da forma
correta). Assim, esta Área de Processo tem o objetivo de gerenciar, com uma
visão objetiva, os processos e seus produtos associados. Suas Metas específicas
são: Avaliar objetivamente processos e produtos e Prover visão objetiva.
- Medição e Análise: Análogo á área de comunicação do PMBOK,
esta Área de Processo é responsável por desenvolver e sustentar a capacidade de
mensuração usada para suportar as necessidades de informações gerenciais. As
metas específicas desta Área de Processo são: Alinhar atividades de mensuração
e análise e Prover resultados das medições.
Estas são as Áreas de Processos básicas da categoria Suporte. Na
próxima postagem fecharemos a viagem pelos processos do CMMI com as áreas
avançadas desta última categoria...
Sigam-me os bons!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário