sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CMMI – Processos – Categoria Suporte – Parte 1


Galera! Nesta postagem, entraremos na última categoria das Áreas de Processos do CMMI, a categoria de Suporte. Assim como acontece na categoria Gerenciamento de Projetos, a categoria Suporte tem seus processos básicos vinculados ao nível 2 de maturidade, porém em relação às áreas avançadas, veremos que esta categoria tem processos nos níveis 3 e 5 de maturidade. Como o próprio nome da categoria sugere, os processos de suporte dão apoio às outras Áreas de Processos das demais categorias, ajudando-as no alcance de seus objetivos. Nesta primeira parte, falaremos das Áreas de Processos básicas, ou seja, as Áreas de Processos que influenciam a organização a obter o nível 2 de maturidade no CMMI. Preparados? Então vamos lá!

Nível 2 - Gerenciado

- Gerenciamento de configuração: Importantíssima Área de Processo que é responsável por definir, manter, controlar e auditar a identificação e a configuração dos produtos e serviços prestados. Esta Área de Processo possui as seguintes metas específicas: Estabelecer linhas de base, Rastrear e controlar mudanças nos itens de configuração e Estabelecer integridade dos itens de configuração.

- Garantia de qualidade de processo e produto: Esta Área de Processo unifica o conceito de controle de qualidade e garantia de qualidade do RUP. Rapidamente, para quem não tem ideia, o controle de qualidade trata da qualidade do Produto (fazer o produto correto) enquanto que a garantia de qualidade trata do processo de criação do produto (fazê-lo da forma correta). Assim, esta Área de Processo tem o objetivo de gerenciar, com uma visão objetiva, os processos e seus produtos associados. Suas Metas específicas são: Avaliar objetivamente processos e produtos e Prover visão objetiva.

- Medição e Análise: Análogo á área de comunicação do PMBOK, esta Área de Processo é responsável por desenvolver e sustentar a capacidade de mensuração usada para suportar as necessidades de informações gerenciais. As metas específicas desta Área de Processo são: Alinhar atividades de mensuração e análise e Prover resultados das medições.

Estas são as Áreas de Processos básicas da categoria Suporte. Na próxima postagem fecharemos a viagem pelos processos do CMMI com as áreas avançadas desta última categoria...

Sigam-me os bons!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário