sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MPS.Br - Introdução



Queridos leitores, a partir desta postagem daremos início a mais uma intrigante viagem na busca de uma TI Inteligente. Após passarmos pelo CMMI, o caminho natural não poderia ser outro senão visitarmos a versão nacional deste modelo, o MPS.Br. O Programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.Br) é coordenado pela Softex, associação para promoção da excelência do software brasileiro, e apoiado pelo MCT, BID e FINEP

O programa foi criado para atender a necessidade de se implantar a engenharia de software de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras sem perder a compatibilidade com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente, ou seja, é uma versão nacional tipo exportação sobre qualidade no processo de desenvolvimento de software... (maneiro, não?)

Para que houvesse o reconhecimento internacional do MPS.Br, o modelo brasileiro manteve compatibilidade com o CMMI (fonte inspiradora), a ISO 12207 e a ISO 15504. Com isso, tornou-se uma opção viável, financeiramente falando, para as micro, pequenas e médias empresas que queiram ter maior qualidade no processo de desenvolvimento de software.

O MPS.Br já demonstrou ter grande potencial, sendo colocado em alguns editais de contratação  do governo federal. As empresas que adotam este modelo são avaliadas de 2 em 2 anos para manter ou melhorar o seu nível de maturidade. Por falar em nível de maturidade, o MPS.Br possui 7 níveis de maturidade (dois a mais que o CMMI). Vale a pena lembrar que o MPS.Br não adota a representação contínua para avaliar um processo de forma isolada, como é feito no CMMI. Em relação a este assunto, não se preocupem que entraremos em mais detalhes nas próximas postagens.

Finalizando a nossa introdução, podemos dizer que o MPS.Br tem a cara do Brasil e foi criado para a nossa realidade, conhecendo melhor as nossas dúvidas, nossas capacidades financeiras e nossas expertises. Resumindo, levando em consideração uma cultura muito particular... ...a cultura brasileira!!! Mas sem perder o olho nas exigências do mercado internacional. É uma interessante iniciativa, pois ninguém duvida que somos um povo capaz de fazer grandes coisas, não é mesmo?

Não percam os próximos capítulos desta interessante novela nacional!

Sigam-me os bons!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário