quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MPS.Br – Capacidade do Processo e Atributos de Processos


Conforme havíamos dito na postagem anterior, vamos elucidar um pouco mais como o MPS.Br trata os conceitos de Capacidade do Processo e dos Atributos de Processos para a aferição do Nível de Maturidade neste modelo.

A Capacidade do Processo é, na verdade, um conjunto de Atributos de Processos (no total de 9, na versão 1.2 do MPS.Br). Cada Atributo de Processo está detalhado em relação aos resultados esperados para que o mesmo possa ser atendido. Estes Atributos são associados aos Níveis de Maturidade, definindo, assim, de acordo com a quantidade de Atributos atendidos, qual o Nível de Maturidade de uma determinada organização, ou parte dela.

Abaixo colocamos uma relação entre os Atributos de Processos, chamados de AP e os Níveis de Maturidade do MPS.Br:

  • AP 1.1 (Nível G)
  • AP 2.1 e AP 2.2 (Nível G e F)
  • AP 3.1 e AP 3.2 (Níveis E, D e C)
  • AP 4.1 e AP 4.2 (Nível B)
  • AP 5.1 e AP 5.2 (Nível A)
obs.: Os APs 4.1, 4.2, 5.1 e 5.2 são exclusivos da versão 1.2.

Vocês podem estar se perguntando o que significa toda essa numeração... Não se preocupem que coloquei abaixo a lista de cada Atributo de Processo (AP), a fim de que fique claro o entendimento:

AP 1.1 – O processo é executado - Significa dizer que o processo realiza o que foi proposto para ele.

AP 2.1 – O processo é gerenciado - Significa que a execução do processo é gerenciada.

AP 2.2 – Os produtos de trabalho são gerenciados - Significa que os produtos de trabalho realizados pelo processo são gerenciados de forma adequada.

AP 3.1 – O processo é definido - Significa que existe um padrão e que o mesmo apoia a implementação do processo.

AP 3.2 – O processo está implementado - Significa que o processo, padronizado, é de fato implementado para atingir os seus objetivos.

AP 4.1 – O processo é medido - Significa que algumas medições são usadas para assegurar que o desempenho do processo ajuda a alcançar os objetivos para o qual este processo foi proposto.

AP 4.2 – O processo é controlado - Significa que o processo é controlado estatisticamente, permitindo se ter previsibilidade, estabilidade e capacidade de execução.

AP 5.1 – O processo é o objeto de inovações - Significa que a mudanças no processo são identificadas a partir da análise dos seus indicadores e da investigação de possíveis inovações.

AP 5.2 – O processo é otimizado continuamente - Significa que a mudanças no processo têm, de fato, impacto no alcance dos objetivos, no que tange os aspectos relevantes de melhoria do mesmo. 

Antecipando um pouco a postagem sobre os processos do MPS.br, relaciono abaixo uma tabela com o Nível de Maturidade, os Processos e os Atributos de Processos que devem ser alcançados. Isto significa dizer, por exemplo, que o processo Gerencia de Riscos – GRI, que está no Nível C, deve atender aos Atributos de Processo, AP 1.1, 2.1, 2.2, 3.1 e 3.2. Lembro, ainda, que o MPS.Br é cumulativo, ou seja, quando uma organização passa de um nível para o outro, os processos do nível anterior devem atender a Capacidade do novo Nível, ou seja, os Atributos de Processos definidos para o novo nível alcançado.



Na próxima postagem, falaremos dos processos do MPS.Br, combinado?

Então...

... Sigam-me os bons!!!

Um comentário: