sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MPS.Br – Processos – Parte 1


A partir desta postagem, vamos entrar nos processos do MPS.Br. Como já havia dito anteriormente, não temos a intenção de aprofundar nos processos porque senão teríamos uma série de postagens que poderiam deixar o leitor cansado e não traria tanto benefício ao nosso foco principal que é o de fazer uma gestão de TI inteligente, certo?

De forma didática, vamos elencar os processos por Nível de Maturidade. Para cada processo, vamos descrever o seu propósito principal e alguma característica interessante, então, vamos nessa!

Nível G – (Parcialmente Gerenciado - Característica principal: gerência do processo de trabalho do projeto)

  • Gerência de Projetos: Planejar e controlar as atividades, tarefas e recursos de um projeto para que o mesmo possa produzir um produto ou um serviço dentro dos requisitos solicitados e das restrições existentes.
  • Gerência de Requisitos: Gerenciar os requisitos dos produtos e de seus componentes dentro de um projeto e permitir identificar discrepâncias entre os requisitos e os planos do projeto.

Nível F – (Gerenciado - Característica principal: gerência dos produtos que são resultados dos projetos)

  • Aquisição: Adquirir um produto e/ou um serviço que atenda a necessidade identificada pelo cliente. Este processo é uma herança da ISO 12207.
  • Gerência de Configuração: Gerenciar a integridade de todos os produtos de trabalho, finais ou intermediários, de um processo ou de um projeto. Tem também a responsabilidade de disponibilizar estes produtos a quem é de direito.
  • Garantia da Qualidade: Garantir que os produtos e os processos estão em conformidade com os planos e recursos definidos. Vejam que, no MPS.Br, há uma união de conceitos (garantia e controle de qualidade), diferente do que é pregado por alguns autores da Engenharia de Software e pelo PMBOK.
  • Medição: Coletar e analisar as informações relativas aos produtos e aos processos de um determinado projeto, a fim de apoiar os objetivos de negócio da organização.

Pessoal, para não ficarmos com postagens muito extensas, vamos dividir a descrição dos processos em mais de uma postagem. Na próxima, veremos os processos dos níveis E e D, combinado?

... então...

... Sigam-me os bons!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário