sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MPS.Br – Níveis de Maturidade


Queridos leitores, apesar de não estar ainda 100%, após a cirurgia no joelho, estamos de volta com a intrigante viagem pelo MPS.Br! Nesta postagem vamos descrever os Níveis de Maturidade que foram definidos pelo modelo nacional. Como havíamos avisado em postagens anteriores, vamos comparar os Níveis de Maturidade do Mps.Br com os Níveis do CMMI, fonte inspiradora do modelo em estudo.



Conforme figura acima, vemos que a primeira diferença entre os modelos é que o Mps.Br define sete níveis de maturidade e o CMMI apenas cinco. Além disso, o modelo nacional resolveu classificá-los em letras e não em números, conforme lista a seguir:

A – Em Otimização (representa o nível 5 do CMMI)

B – Gerenciado Quantitativamente (representa o nível 4 do CMMI)

C – Definido (representa o nível 3 do CMMI)

D – Largamente Definido (representa o nível 3 do CMMI)

E – Parcialmente Definido (representa o nível 3 do CMMI)

F – Gerenciado (representa o nível 2 do CMMI)

G – Parcialmente Gerenciado (representa o nível 2 do CMMI)

Vale a pena lembrar que esta divisão em estágios tem uma graduação mais adequada à micro, pequenas e médias empresas. Além disso, é importante também lembrarmos que o MPS.Br não possui a maturação contínua, como existe no CMMI. Aqui há apenas a medição por estágios.

Mas como é feita a graduação dos Níveis de Maturidade no modelo nacional? Ufa! Ainda bem que alguém pensou nesta pergunta, certo? Bem, cada Nível de Maturidade exige que sejam atendidos os propósitos dos processos deste determinado nível, com uma determinada Capacidade. Esta Capacidade do Processo é, na verdade, um conjunto de Atributos dos Processos, descritos em termos de resultados esperados.

Com o aumento da maturidade, vem o aumento do nível de Capacidade exigido dos processos. Assim sendo, verificamos que os níveis são cumulativos, ou seja, para uma organização passar do nível G para o F, por exemplo, todos os processos devem passar a demonstrar o nível de capacidade correspondente ao nível F.

Na próxima postagem entraremos em um detelho maior no que diz respeito à relação entre a Capacidade do Processo e os Atributos dos Processos.

Vocês não perdem por esperar!!!

Um comentário:

  1. Caro Breno, obridado!
    Pude tirar varias dúvidas que não tinha visto em sala de aula, parabéns pela postagem, muito útil !

    ResponderExcluir