Depois de passarmos alguns conceitos sobre o planejamento de TI, vamos
aprender, a partir desta postagem, o que é e como funciona o BSC – Balanced
Score Card. Apenas para adiantar um pouco os trabalhos, depois de conceituar o
BSC, iremos fazer um exercício simulado, montando um mapa estratégico de uma
empresa fictícia a fim de entender bem os conceitos que iremos passar,
combinado?
Para começar, precisamos entender que o BSC é um sistema de avaliação
de desempenho empresarial que pode ser adaptado para a área de BI, como prega o
COBIT, por exemplo. O BSC traduz a visão e a estratégia da empresa em um
conjunto coerente e interligado de medidas de desempenho que juntas criam uma
relação de causa e efeito que levará a empresa a atingir seus objetivos, mas o
que isso quer dizer? Bem, indicadores financeiros, apesar de vitais, não são
suficientes para demonstrar o desempenho de uma organização. Assim, para
medirmos o desempenho da empresa são necessárias outras dimensões, além da financeira,
que juntas equilibram objetivos de curto e longo prazo, resultados desejados e
elementos necessários para garantir estes resultados.
O BSC propõe quatro perspectivas, ou dimensões, que se relacionam a
fim de atingir os objetivos organizacionais. Cada perspectiva influencia o
resultado de outra(s), criando uma relação de causa e efeito. Assim sendo, se
formos criar esta linha de dependência entre as perspectivas, podemos dizer que
o BSC analisa as possibilidades de aprendizado e inovação para melhoria
contínua dos processos internos. Por sua vez, os processos internos devem ser
aprimorados para atender bem ao cliente. Desta forma, assegurar a satisfação e
a retenção da clientela complementam as medições financeiras que traduzem o
crescimento e o valor para os acionistas.
Conseguiram, com o texto do parágrafo anterior, identificar as
perspectivas do BSC? Basta olhar com calma a relação causa efeito para
chegarmos as seguintes perspectivas:
Aprendizado e inovação -> Processos Interno -> Cliente ->
Financeiro
É isso mesmo! O BSC define quatro perspectivas da seguinte maneira:
- Financeira – Lucratividade, crescimento e valor para acionistas
- Clientes – Satisfação e retenção de clientes por meio da medição de Tempo, qualidade, desempenho, serviços e custos.
- Processos Internos – Processos com impacto sobre a satisfação de clientes. Competências essenciais e tecnologias críticas.
- Aprendizado e Inovação – Melhora dos processos existentes e Desenvolvimento de novos processos e produtos.
Obs.: Não nos esqueçamos que essas perspectivas podem sofrer pequenas
variações, dependendo do negócio e do ambiente em que uma determinada empresa
está inserida.
Na próxima postagem continuaremos falando sobre outros conceitos do
BSC, a fim de alinharmos os conhecimentos para entrarmos em nosso exercício
simulado, ok?
Vocês não perdem por esperar!!!
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