sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

BSC – Conceitos Básicos – Parte 1



Depois de passarmos alguns conceitos sobre o planejamento de TI, vamos aprender, a partir desta postagem, o que é e como funciona o BSC – Balanced Score Card. Apenas para adiantar um pouco os trabalhos, depois de conceituar o BSC, iremos fazer um exercício simulado, montando um mapa estratégico de uma empresa fictícia a fim de entender bem os conceitos que iremos passar, combinado?

Para começar, precisamos entender que o BSC é um sistema de avaliação de desempenho empresarial que pode ser adaptado para a área de BI, como prega o COBIT, por exemplo. O BSC traduz a visão e a estratégia da empresa em um conjunto coerente e interligado de medidas de desempenho que juntas criam uma relação de causa e efeito que levará a empresa a atingir seus objetivos, mas o que isso quer dizer? Bem, indicadores financeiros, apesar de vitais, não são suficientes para demonstrar o desempenho de uma organização. Assim, para medirmos o desempenho da empresa são necessárias outras dimensões, além da financeira, que juntas equilibram objetivos de curto e longo prazo, resultados desejados e elementos necessários para garantir estes resultados.

O BSC propõe quatro perspectivas, ou dimensões, que se relacionam a fim de atingir os objetivos organizacionais. Cada perspectiva influencia o resultado de outra(s), criando uma relação de causa e efeito. Assim sendo, se formos criar esta linha de dependência entre as perspectivas, podemos dizer que o BSC analisa as possibilidades de aprendizado e inovação para melhoria contínua dos processos internos. Por sua vez, os processos internos devem ser aprimorados para atender bem ao cliente. Desta forma, assegurar a satisfação e a retenção da clientela complementam as medições financeiras que traduzem o crescimento e o valor para os acionistas.

Conseguiram, com o texto do parágrafo anterior, identificar as perspectivas do BSC? Basta olhar com calma a relação causa efeito para chegarmos as seguintes perspectivas:

Aprendizado e inovação -> Processos Interno -> Cliente -> Financeiro

É isso mesmo! O BSC define quatro perspectivas da seguinte maneira:


  • Financeira – Lucratividade, crescimento e valor para acionistas
  • Clientes – Satisfação e retenção de clientes por meio da medição de Tempo, qualidade, desempenho, serviços e custos.
  • Processos Internos – Processos com impacto sobre a satisfação de clientes. Competências essenciais e tecnologias críticas.
  • Aprendizado e Inovação – Melhora dos processos existentes e Desenvolvimento de novos processos e produtos.


Obs.: Não nos esqueçamos que essas perspectivas podem sofrer pequenas variações, dependendo do negócio e do ambiente em que uma determinada empresa está inserida.
Na próxima postagem continuaremos falando sobre outros conceitos do BSC, a fim de alinharmos os conhecimentos para entrarmos em nosso exercício simulado, ok?

Vocês não perdem por esperar!!!
  

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