sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

BSC – Introdução – PETI, PSI e PDI



Amigos, continuando a nossa introdução sobre o Planejamento de TI e o BSC, vamos nesta postagem diferir entre três siglas que para muitos significa exatamente a mesma coisa, mas que na verdade são coisas bem distintas, apesar de complementares. Vamos diferenciar PETI (Planejamento Estratégico de tecnologia da Informação), PSI (Planejamento de Sistemas de informação) e PDI (Plano Diretor de Informática).

Para entender a diferença entre estes três objetos, precisamos, inicialmente, relembrar o conceito de Sistemas de Informação e Sistemas de Conhecimento. Um Sistema de Informação manipula e/ou cria informação para uma determinada empresa, com ou sem o uso de informática. É possível, portanto, existir Sistema de Informação manual? A resposta é SIM!!! Dou um exemplo: um sistema de padaria onde o dono anota tudo em pedaços de saco de pão pode ser considerado um Sistema de Informação, se atendidas certas regras do negócio. Além de manual, um Sistema de Informação pode ser mecanizado, automatizado ou informatizado (estes dois últimos, mais comum do conhecimento geral, utilizam recursos de TI). Os Sistemas de Informação costumam ser classificados quanto ao tipo de apoio que dão à organização da seguinte maneira: Sistemas Operacionais (transações corriqueiras, simples ou complexas do negócio), Sistemas Gerenciais (agrupamento de dados para geração de informações referentes à gestão do negócio) e Sistemas Estratégicos (tratamento de dados operacionais e gerenciais, integrados a informações do ambiente onde está inserida a organização).

Os Sistemas de Conhecimento manipulam e/ou geram conhecimento organizacional para contribuir com os seres humanos, com as organizações e com a sociedade. Neste caso, os recursos de TI são responsáveis por sustentar as atividades de geração, troca e integração de dados, informações e conhecimento, mas são as pessoas e suas competências que fazem com que os Sistemas de Conhecimento sejam importantes para o sucesso das organizações.

Bem, passado os conceitos de Sistemas de Informação e Sistemas de conhecimento podemos diferir os três artefatos de planejamento da seguinte forma:


  • PDI – Plano Diretor de Informática – O PDI tem como foco principal os aspectos técnicos em relação aos recursos de TI necessários para a execução dos trabalhos destinados à área de TI.
  • PSI – Planejamento de Sistemas de Informação – O PSI, diferentemente do PDI, tem a estratégia de negócio como direcionador, ou seja, procura definir o que será feito com os recursos que disponho, além de também definir se haverá a necessidade de novos recursos, baseado na estratégia do negócio. Segundo Stair (1996), PSI é “a atividade de traduzir as metas estratégicas e organizacionais em iniciativas de desenvolvimento de sistemas de informação para utilizar a TI na organização”.
  • PETI – Planejamento Estratégico de TI – É o guia dinâmico para o planejamento estratégico, tático e operacional das informações e conhecimentos organizacionais, da TI e de seus recursos, ou seja, é um PSI acrescido de um sistema de conhecimento. É responsável pela estruturação das informações e dos conhecimentos necessários para o funcionamento harmônico da empresa. Possui uma forte integração e alinhamento com o Planejamento Estratégico Empresarial, o que o torna dinâmico, uma vez que o Planejamento Estratégico é dinâmico.

Veremos, a partir da próxima postagem, uma conceituação sobre BSC e  tentaremos trilhar os passos necessários para que seja possível criar um Mapa Estratégico e um PETI, alinhado às estratégias empresariais definidas.

Vamos Juntos?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário