Continuando a postagem anterior, onde iniciamos a conceituar o BSC,
vamos, nesta postagem, definir alguns elementos chaves desta
metodologia e como ela pode ser utilizada também para a TI.
É importante lembrar que o BSC deve ser encarado pela organização não
apenas como um instrumento de controle, mas também como um sistema de
comunicação, informação e aprendizado que deve fazer parte do processo
gerencial da empresa como um todo. Desta forma, é importantíssimo que as
medidas do BSC sejam usadas para articular a estratégia da empresa, para
comunicar esta estratégia e para ajudar a alinhar iniciativas individuais,
departamentais e organizacionais.
Um produto utilizado pelo BSC é o Mapa Estratégico (veja exemplo abaixo
do Mapa Estratégico do SENAI). Ele é dividido nas perspectivas que vimos na
postagem anterior. Cada perspectiva possui os Objetivos Estratégicos que
levarão a empresa a cumprir sua missão e alcançar a visão de futuro que possui.
Os Objetivos Estratégicos, por sua vez, geram indicadores e ações que
permitirão verificar o seu alcance. A conexão entre os Objetivos Estratégicos dentro da
mesma perspectiva ou entre perspectiva diferentes gera a relação de causa e
efeito que garante que as ações realizadas em relação ao RH da empresa, por
exemplo, tenha uma consequência para o alcance do objetivo da empresa como um
todo. Este reconhecimento, quando bem comunicado e embutido na cultura
organizacional, gera nos empregados um sentimento de pertença e dá um
significado ao trabalho realizado no dia a dia.
Exemplo de Mapa Estratégico - SENAI
Uma coisa bem legal do Mapa Estratégico é que ele pode ser feito para
qualquer organização, seja ela pública ou privada. Assim como pode ser
desenhada em níveis inferiores da empresa, como, por exemplo, para a área de
TI. Neste caso, verifica-se que sempre há a necessidade de se alinhar as ações
de TI com os objetivos organizacionais fazendo com que haja uma mudança de foco
em relação ao trabalho desta área. Se antes o foco estava em reduzir custos e
manter os sistemas em produção, agora o foco deve estar em criar valor por meio
da TI, como suporte ao alcance dos Objetivos Estratégicos. Parece besteira, mas
na realidade faz uma bruta diferença. Quando sua área é encarada como centro de
custo, você estará sujeito, mais facilmente, a cortes e racionamentos de
recursos. Quando você está suportando Objetivos Estratégicos esta visão muda em
relação à contenção de recursos... Pense nisso...
Na próxima postagem vamos começar um trabalho de montagem de um Mapa
Estratégico. Vamos passo a passo nesta montagem, combinado?
Então...
... Sigam-me os bons!!!
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