sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

BSC – Conceitos Básicos – Parte 2



Continuando a postagem anterior, onde iniciamos a conceituar o BSC, vamos, nesta postagem,  definir alguns elementos chaves desta metodologia e como ela pode ser utilizada também para a TI.

É importante lembrar que o BSC deve ser encarado pela organização não apenas como um instrumento de controle, mas também como um sistema de comunicação, informação e aprendizado que deve fazer parte do processo gerencial da empresa como um todo. Desta forma, é importantíssimo que as medidas do BSC sejam usadas para articular a estratégia da empresa, para comunicar esta estratégia e para ajudar a alinhar iniciativas individuais, departamentais e organizacionais. 

Um produto utilizado pelo BSC é o Mapa Estratégico (veja exemplo abaixo do Mapa Estratégico do SENAI). Ele é dividido nas perspectivas que vimos na postagem anterior. Cada perspectiva possui os Objetivos Estratégicos que levarão a empresa a cumprir sua missão e alcançar a visão de futuro que possui. Os Objetivos Estratégicos, por sua vez, geram indicadores e ações que permitirão verificar o seu alcance. A conexão entre os Objetivos Estratégicos dentro da mesma perspectiva ou entre perspectiva diferentes gera a relação de causa e efeito que garante que as ações realizadas em relação ao RH da empresa, por exemplo, tenha uma consequência para o alcance do objetivo da empresa como um todo. Este reconhecimento, quando bem comunicado e embutido na cultura organizacional, gera nos empregados um sentimento de pertença e dá um significado ao trabalho realizado no dia a dia.


 Exemplo de Mapa Estratégico - SENAI

Uma coisa bem legal do Mapa Estratégico é que ele pode ser feito para qualquer organização, seja ela pública ou privada. Assim como pode ser desenhada em níveis inferiores da empresa, como, por exemplo, para a área de TI. Neste caso, verifica-se que sempre há a necessidade de se alinhar as ações de TI com os objetivos organizacionais fazendo com que haja uma mudança de foco em relação ao trabalho desta área. Se antes o foco estava em reduzir custos e manter os sistemas em produção, agora o foco deve estar em criar valor por meio da TI, como suporte ao alcance dos Objetivos Estratégicos. Parece besteira, mas na realidade faz uma bruta diferença. Quando sua área é encarada como centro de custo, você estará sujeito, mais facilmente, a cortes e racionamentos de recursos. Quando você está suportando Objetivos Estratégicos esta visão muda em relação à contenção de recursos... Pense nisso... 

Na próxima postagem vamos começar um trabalho de montagem de um Mapa Estratégico. Vamos passo a passo nesta montagem, combinado?

Então...

... Sigam-me os bons!!!

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