quarta-feira, 28 de julho de 2010

PMBOK – Áreas de Conhecimento – Gerenciamento de Integração – Parte 1


A partir desta postagem visitaremos todos os processos do PMBOK, divididos pelas 9 áreas de conhecimento (para mais informações sobre as áreas de conhecimento visite a postagem do dia 09/06/2010). Daremos o pontapé inicial nesta viagem com a única área de conhecimento que possui processos em todos os grupos de processos já vistos nas postagens anteriores: o Gerenciamento de Integração. Nesta área de conhecimento, os diversos elementos do gerenciamento de projetos são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados formando uma verdadeira “cola”, que une os processos de cada diferente grupo.

Por motivos de espaço, dividiremos os processos do Gerenciamento de Integração em 3 partes. Nesta postagem veremos a primeira parte, onde serão descritos os processos do grupo de iniciação.

Processo: Desenvolver o termo de abertura do projeto.

O termo de abertura do projeto, também chamado de project charter, é o documento que autoriza formalmente um projeto. Este documento geralmente é concebido fora da organização do projeto, por um iniciador ou por um patrocinador em um nível adequado para financiá-lo. É o resultante de oportunidades, problemas ou necessidades do negócio identificadas e por isso mesmo deve possuir informações que reflitam a visão do negócio, como por exemplo: objetivo ou justificativa do projeto, cronogramas de marcos sumarizado, justificativa financeira do projeto, orçamento sumarizado, premissas e restrições, influência das partes interessadas, requisitos do produto ou do serviço a ser elaborado, etc.

É importante lembrar que o gerente do projeto sempre deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, enquanto o termo de abertura estiver sendo desenvolvido.

Processo: Desenvolver a declaração do escopo preliminar.

Este processo tem como base o termo de abertura, fruto do processo anterior, e aborda as características e limites do projeto além de seus produtos e serviços associados. A função deste processo é traduzir os termos de negócio existentes no termo de abertura em um nível de projeto preliminar.

Apesar de não existir uma fronteira muito clara entre a declaração do escopo preliminar e o processo de definição do escopo, que veremos mais tarde, é importante distinguir que este complementa e refina as informações contidas naquele, já que a declaração do escopo preliminar é a definição do que precisa ser realizado no projeto, com uma visão preliminar e o processo de definição do escopo possui uma visão mais de projeto, preocupado em definir os entregáveis do mesmo.

Nas próximas postagens continuaremos falando dos processos do Gerenciamento de Integração, não percam!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PMBOK – Será que tudo isso é realmente necessário?

Após termos passados por todos os grupos de processos e antes de entrarmos nas áreas de conhecimento e nos processos, as pessoas podem se perguntar: será que todo esse trabalho que deve ser executado para que um projeto obtenha sucesso é realmente necessário? Acho que há uma forma muito bem humorada de responder essa pergunta. Veja a figura abaixo, que pode, por exemplo, representar um "projeto" mal gerenciado de desenvolvimento de um software, e tire suas próprias conclusões.



E aí? Tá convencido? Então... …sigam-me os bons, que ainda temos muitas coisas interessantes para ver!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Encerramento

Finalizando os grupos de processos, falaremos nesta postagem do grupo de encerramento. Este grupo de processos se preocupa com a finalização formal de todas as atividades do projeto ou de uma fase do projeto (Não se esqueçam que grupo de processos não representa o ciclo de vida do projeto!!!). No caso do cancelamento do projeto, este grupo de processos também se responsabiliza por encerrá-lo, registrando as lições aprendidas. Apenas 2 processos compõem o grupo de encerramento, vejam abaixo quais são.

Gerência de Integração:
  • Encerrar o projeto.

Gerência de Aquisições:
  • Encerramento do contrato.

Bem amigos (como diria Galvão Bueno), passamos por todos os grupos de processos e agora adentraremos nas áreas de conhecimento. Lembro que nesta parte aprofundaremos um pouco mais em cada um dos 44 processos do PMBOK.

Vamos em frente que atrás vem gente!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Monitoramento e Controle

Para que os trabalhos dentro do projeto possam fluir de acordo com o que foi planejado, se faz necessário um controle e um acompanhamento minucioso de todas as atividades do projeto. O grupo de processos de monitoramento e controle é composto por 12 processos que são realizados com o intuito de observar a execução do projeto a fim de que possíveis problemas possam ser identificados no momento adequado e que possam ser tomadas ações corretivas, quando necessário, para controlar a execução do mesmo.

Vamos listar abaixo todos os processos que compõem o grupo de processos de monitoramento e controle:

Gerência de Integração:
  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto.
  • Controle integrado de mudanças.

Gerência de Escopo:
  • Verificação do escopo.
  • Controle do escopo.

Gerência de Tempo:
  • Controle do cronograma.

Gerência de Custo:
  • Controle de custos.

Gerência de Riscos:
  • Monitoramento e controle de riscos.

Gerência de Qualidade:
  • Realizar o controle da qualidade.

Gerência de Recursos humanos:
  • Gerenciar a equipe do projeto.

Gerência de Comunicação:
  • Relatório de desempenho.
  • Gerenciar as partes interessadas.

Gerência de Aquisições:
  • Administração de contrato.

Na próxima postagem estaremos finalizando a descrição dos grupos de processos. Não vamos esquecer que o detalhamento dos processos será feita quando entrarmos nas descrições das áreas de conhecimento.

Sigam-me os bons!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Execução

O grupo de processos de execução é formado por 7 processos que possuem a responsabilidade de integrar recursos e pessoas a fim de terminar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto e cumprir os requisitos acordados. De fato, os processos do grupo de execução invariavelmente envolvem a coordenação das pessoas e dos recursos além de tratar do cumprimento do escopo definido e das mudanças aprovadas.

Vejamos abaixo todos os processos que compõem o grupo de processos de execução:

Gerência de Integração:
  • Orientar e gerenciar a execução do projeto.

Gerência de Qualidade:
  • Realizar a garantia da qualidade.

Gerência de Recursos humanos:
  • Contratar ou mobilizar a equipe do projeto.
  • Desenvolver a equipe do projeto.

Gerência de Comunicação:
  • Distribuição das informações.

Gerência de Aquisições:
  • Solicitar respostas de fornecedores.
  • Selecionar fornecedores.

É interessante notar que neste grupo de processos não existe sequer um processo que seja das áreas de conhecimento que compõem a tríplice restrição (escopo, tempo e custo), além do gerenciamento de risco. Valendo um doce... Alguém poderia dizer o porquê disso?

… Alguém?
… Ninguém?

Bem, em uma análise mais superficial, uma pessoa desavisada pode dizer que o PMBOK não está lá muito preocupado com a parte da execução e sim com o planejamento, mas na verdade, não há a necessidade de se ter processos específicos em relação à tríplice restrição nem em relação aos riscos porque o processo da gerência de integração (“Orientar e gerenciar a execução do projeto”) já contempla todo este trabalho, uma vez que ele segue a risca o que está definido no plano de gerenciamento do projeto, que por sua vez, engloba os planos referentes à tríplice restrição e aos riscos.

Para quem acertou favor informar o CPF, o número do título de eleitor e o endereço completo que eu tentarei enviar uma balinha de canela. Brincadeirinha!!!

Não percam os próximos capítulos!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Planejamento

Com 21 dos 44 processos definidos no PMBOK, o grupo de processos de planejamento é o responsável por definir e amadurecer o escopo e o custo do projeto, agendar as atividades a serem realizadas no decorrer do mesmo e desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Não nos esqueçamos que os grupos de processos não representam o ciclo de vida do projeto e por isso mesmo atualizações decorrentes de mudanças aprovadas durante a execução do projeto normalmente causam impacto nos planos que devem ser atualizados e revisitados durante toda a vida do projeto (elaboração progressiva).

Listamos abaixo, por área de conhecimento, cada um dos 21 processos que compõe este grupo de processos.

Gerência de Integração:
  • Desenvolver o plano de gerenciamento de integração.

Gerência de Escopo:
  • Planejamento do escopo.
  • Definição do escopo.
  • Criar EAP.

Gerência de Tempo:
  • Definição da atividade.
  • Sequenciamento de atividades.
  • Estimativa de recurso da atividade.
  • Estimativa de duração da atividade.
  • Desenvolvimento do cronograma.

Gerência de Custo:
  • Estimativa de custo.
  • Orçamentação.

Gerência de Risco:
  • Planejamento do gerenciamento de riscos.
  • Identificação de riscos.
  • Análise qualitativa de riscos.
  • Análise quantitativa de riscos.
  • Planejamento de respostas a riscos.

Gerência de Qualidade:
  • Planejamento da qualidade.

Gerência de Recursos humanos:
  • Planejamento de recursos humanos.

Gerência de Comunicação:
  • Planejamento de comunicação.

Gerência de Aquisições:
  • Planejar compras e aquisições.
  • Planejar contratações.

Para o gerenciamento de projetos, este grupo de processos garante que os pontos chaves para que um projeto possa ter sucesso sejam verificados, planejados e analisados conforme melhores práticas. Apesar de serem muitos processos, devemos ter em mente que cada projeto poderá utilizar todos ou parte desses processos, dependendo da natureza e do ambiente em que está inserido.

Não percam as próximas postagens, pois temos muito a falar ainda!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Iniciação


Como já dito na postagem sobre o conceito de grupos de processos, o grupo de iniciação define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto. Normalmente, os processos deste grupo são realizados fora do escopo de controle do projeto, ou seja, as atividades desses processos são executadas por pessoas que não necessariamente fazem parte do time do projeto. Esta afirmação é bem fácil de entender quando estamos falando de um novo projeto. Neste caso ainda não existe o projeto formalizado e as pessoas que têm interesse que o mesmo seja feito devem elaborar o termo de abertura e a declaração do escopo preliminar a fim de constatar que o projeto proposto está alinhado aos interesses estratégicos da organização. Já em projetos em curso e com várias fases, os processos de iniciação são realizados entre as fases a fim de validar e verificar os resultados até aquele ponto e definir se o projeto deve continuar na fase seguinte ou não.

O grupo de iniciação é formado por dois processos (ambos da área de conhecimento da gerência de integração) a saber:

  • Desenvolver o termo de abertura do projeto.

  • Desenvolver a declaração do escopo preliminar.

Lembramos mais uma vez que a descrição detalhada dos processos será feita, por motivos didáticos, quando formos falar de cada área de conhecimento. Neste momento, o que é interessante verificar em relação aos processos que compõem o grupo de iniciação, é que os mesmos são verdadeiros tradutores das necessidades de negócio, elencadas normalmente em um planejamento estratégico. Esta tradução espelha-se no termo de abertura do projeto, que é elaborada com uma “linguagem” do negócio e pela declaração de escopo preliminar que já possui uma “linguagem” mais voltada para o gerenciamento de projetos. Dentro deste contexto, fica fácil constatar que o envolvimento dos clientes e de outras partes interessadas durante a iniciação aumenta a probabilidade de sucesso do projeto.

Na próxima postagem, falaremos do grupo de processos que detém o maior número de processos dentre todos os outros. Não deixem de acompanhar...