Continuando o tema abordado na postagem anterior e apoiando o que Peter e Weill propuseram no livro Governança de TI, acredito que toda empresa precisa tomar as seguintes decisões inter-relacionadas sobre a sua TI a fim de se implantar uma boa governança: decisões sobre os princípios de TI, sobre a arquitetura de TI, sobre a infraestrutura de TI, sobre as necessidades de aplicações do negócio e sobre os investimentos e priorização da TI.
Princípios de TI – É a bússola da TI. Tem o objetivo de definir o comportamento desejável tanto para os profissionais quanto para os usuários da TI e são norteadores de todas as outras decisões. Assim, qualquer equívoco em relação aos princípios de TI limitará a eficácia das outras quatro decisões.
Arquitetura de TI – Não vamos confundir esta decisão com a decisão sobre a infraestrutura de TI. Aqui se define os requisitos de padronização e integração de processos da empresa, ou seja, a organização lógica dos dados, aplicações e infraestruturas, definida a partir de um conjunto de políticas, relacionamentos e opções técnicas adotadas para obter a padronização e a integração técnica e de negócio. Não significa dizer que tem que ser algo rígido, porém as aplicações, novas ou não, necessitam de uma base estável sobre a qual serão construídas.
Nas próximas postagens continuaremos com as explicações sobre as outras decisões de TI – Aguardem...
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