sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Mundo é Plano


O título desta postagem não é invenção minha, nem tão pouco se refere à época da expansão marítima, onde os desbravadores do “novo mundo” achavam que a linha do horizonte era o fim do oceano e o início de uma imensa cachoeira que ia dar no nada ou na boca de um grande dragão (pense!!!).

A verdade é que as distâncias foram diminuídas, que as barreiras para a comunicação foram praticamente reduzidas à ignorância de poucos governos e que os mercados passaram a estar na alça de mira de qualquer empresa, seja uma multinacional ou uma empresa caseira. Não gosto de fazer propaganda de graça, mas o livro cuja capa é mostrada abaixo é leitura obrigatória para quem quer entender em que "mundo plano" estamos vivendo hoje. Segundo o livro de Thomas Friedman, cujo título foi plagiado nesta postagem, “Estamos achatando a Terra (...) graças aos computadores, ao correio eletrônico, às redes, à tecnologia de teleconferências e a novos softwares, mais dinâmicos. O mundo é PLANO!”.

É com esse pensamento que irei tentar escrever as próximas postagens. Acredito que fazer uma gestão de TI inteligente deixará de ser um diferencial competitivo para ser uma espécie de commodities. As empresas que não a fizerem estarão fadadas ao insucesso. Esse blog é para tratar exatamente disso... Vamos juntos?
(Aguardem as cenas dos próximos capítulos...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário