terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quem Manda?

Quando comecei a estudar governança de TI, acreditava que iria aprender de imediato uma série de melhores práticas, metodologias e aquele mundo de letrinhas que todos que mexem com está área adoram citar (ITIL, COBIT, etc., etc.). Todas essas metodologias ou guias de melhores práticas têm seu valor e as veremos aqui neste blog, porém, na verdade, o que temos que aprender logo de início é: quem manda no quê?

Se um dos conceitos formais de governança de TI é “a especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI”, ou seja, a capacidade de deixar claro as estratégias de negócio e o papel da TI em concretizá-las, então nada mais óbvio que, inicialmente, identificarmos quem manda no quê para que possamos, então, definir como a TI será utilizada para alcançar as estratégias de negócio.

Nas próximas postagens identificaremos as áreas de decisão que devem estar mapeadas, a fim de identificar “quem manda”... Vocês não perdem por esperar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário