Fechando os conceitos e definições do livro de Estratégia do Serviço, veremos nesta postagem como o ITIL trabalha a questão do provedor de serviço. A biblioteca define três arquétipos de modelos de negócio de provedores de serviço, a saber: Tipo I, Tipo II e Tipo III. Como esta classificação não diz absolutamente nada, descreveremos abaixo cada um deles:
- Tipo I - Este tipo de provedor de serviço é conhecido como Provedor de Serviço Interno. São tipicamente funções que fazem parte das unidades de negócio que pertencem.
- Tipo II – Descrita como Unidade de Serviços Compartilhados, são áreas que podem atender muitas unidades ou até empresas, como por exemplo: área de RH, contabilidade, logística, etc.
- Tipo III – Provedor de Serviço Externo. Eventualmente as estratégias de negócio requerem habilidades prontamente disponíveis por provedor de serviço externo. Os Fornecedores, como também são conhecidos, representam um terceiro responsável por fornecer bens e serviços requeridos para entregar serviços de TI. Os fornecedores podem ser de Hardware e Software, de Rede e Telecom e de organização de Outsourcing.
Bem, finalizamos os Conceitos e Definições da Estratégia do Serviço. Elas nos serão úteis no prosseguir da nossa viagem por esse importante livro da biblioteca ITIL!!! Na próxima postagem, conforme metodologia adotada, iremos ver as técnicas, ferramentas e modelos utilizados pela Estratégia do Serviço, antes de entrarmos nos processos propriamente ditos.
Sigam-me os bons!!!
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