Conforme comentamos na postagem anterior, nesta postagem estaremos falando
de cada Nível de Maturidade da Representação por Estágios do CMMI. Diferentemente
dos 6 níveis de Capacidade da Representação Contínua, a Representação por
Estágios apresenta cinco Níveis de Maturidade. Diferente não apenas na
quantidade, mas também na forma de aferição, uma vez que, como visto
anteriormente, os Níveis de Capacidade são aferidos por Área de Processo e os
Níveis de Maturidade são aferidos a partir de um conjunto pré-definido de Áreas
de Processo. Esta forma alternativa de abordar confere a Representação por
Estágio a condição de fazer a melhoria dos processos de uma organização de
forma mais ampla, pois cada nível alcançado coloca a organização em um novo
platô de evolução. Vejamos a seguir cada nível de maturidade e a quantidade de
Áreas de Processos que o compõe.
- Nível 1 (Inicial) – Neste nível, os processos são ad-hoc e o sucesso depende muito mais da competência e do “heroísmo” de pessoas da organização. Neste cenário, é comum os projetos ultrapassarem o orçamento previsto e os prazos acordados, além de não serem capazes de repetirem experiências de sucesso de forma estruturada.
- Quantidade de Áreas de Processos = 0 (Zero). Considera-se de nível 1, todas as organizações que não atendam a todos os requisitos do nível 2, ou seja, se uma determinada organização consegue cumprir quase todas as metas do nível 2, ainda sim ela será considerada de Nível 1 (bem cruel não?).
- Nível 2 (Gerenciado) – As Áreas de Processo pré-definidas para este nível devem atender as metas genéricas e específicas de nível 2. Quando a organização está neste nível de maturidade, os projetos possuem requisitos que são gerenciados e os processos são planejados, realizados, medidos e controlados.
- Quantidade de Áreas de Processos = 7 (sete). As Áreas de Processo tem maior foco no gerenciamento de projetos e de requisitos, conforme veremos em postagens mais para frente.
- Nível 3 (Definido) – Neste nível, as Áreas de Processo do nível anterior e aquelas escolhidas para este nível atendem às metas específicas e genéricas associadas aos níveis 2 e 3. A expressão chave deste nível é “padronização de processo”. No nível 3, os processos são bem caracterizados, sendo descritos por padrões estabelecidos e melhorados ao longo do tempo (melhorados mesmo sem ter uma base quantitativa, alvo do nível 4).
- Quantidade de Áreas de Processos = 11 (onze). As Áreas de Processo tem maior foco no desenvolvimento organizacional, conforme veremos em postagens mais para frente.
- Nível 4 (Gerenciado Quantitativamente) – Neste nível, todas as Área de Processo dos níveis anteriores mais aquelas específicas deste nível devem atender as metas específicas dos níveis 2, 3 e 4 e as metas genéricas dos níveis 2 e 3. Os subprocessos mais importantes são controlados com técnicas estatísticas, ou seja, por meio de indicadores. Vejam que não são todos os processos, uma vez que é bastante trabalhoso o processo de gerenciar quantitativamente. Além disso, a prática mostra que só se consegue medir de forma efetiva os processos que estiverem padronizados, ou seja, que já estejam no nível 3 de maturidade. Outra observação interessante, já que as organizações irão escolher os subprocessos a terem indicadores coletados, é que não há a necessidade de se atingir as metas genéricas de nível 4, senão todas as outras Áreas de Processo teriam que obrigatoriamente também atingir este nível.
- Quantidade de Áreas de Processos = 2 (dois). As Áreas de Processo tem maior foco no desempenho quantitativo dos processos, conforme veremos em postagens mais para frente.
- Nível 5 (Em Otimização) – Todas as Área de Processo dos níveis anteriores mais aquelas específicas deste nível devem atender as metas específicas dos níveis 2, 3, 4 e 5 e as metas genéricas dos níveis 2 e 3. Neste nível, os processos são melhorados continuamente, baseados na avaliação quantitativa do nível anterior.
- Quantidade de Áreas de Processos = 2 (dois). As Áreas de Processo tem maior foco na inovação e na obtenção de previsibilidade para a melhoria sistemática dos processos, conforme veremos em postagens mais para frente.
Caros leitores, como esta postagem ficou um pouco extensa, na próxima
postagem faremos uma breve avaliação destes níveis de forma mais crítica e com
algumas peculiaridades desta forma de Representação do CMMI.
Vocês não perdem por esperar!!!
Sigam-me os bons!!!
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